A graça como fundamento do viver cristão

           O apóstolo Paulo ao escrever a carta a Tito, teve por propósito encoraja-lo a ser fiel. Nela, deu autorização e orientação acerca da doutrina, liderança e vida piedosa da igreja. Ensinando como deveria aplicar os ensinamentos a vários grupos dentro da congregação.
Tito era um discípulo grego de Paulo, um gentio incircunciso que acompanhou Paulo a Jerusalém. A carta é conhecida como uma das Epístolas Pastorais, assim como as duas cartas a Timóteo. Em relação a data, a Bíblía da Mulher (Almeida), em seus comentários destaca que a carta foi escrita aproximadamente na mesma época em que Paulo escreveu 1Timóteo, entre os anos 62 e 64 d.C, durante o período em que estava livre e viajando para Nicópolis. Já a Bíblia de Estudo Despertar (Linguagem de Hoje), a carta esta datada entre 63 e 68 d.C. Após sua primeira prisão em Roma, é provavel que Paulo tenha plantado uma igreja em Creta e deixou Tito ali para organizar e instruir os novos convertidos. Creta era um lugar famoso por sua imoralidade, e por isso, Tito enfrentava dois problemas principais em sua igreja, a vida imoral dos membros, e por outro lado, a crença na salvação pela lei.  Paulo animou Tito a enfrentar ambos os grupos, pregando a Graça de Deus.
Ao analisarmos a perícope “a graça como fundamento do viver cristão” em Tito 2.11-14, observamos três palavras no grego que são fundamentais para o entendimento desta passagem: a palavra charis, epithumia e sōtēros.
A palavra graça no grego é charis -  χαρις, um substantivo feminino que significa generosidade, favor. Em Tito 2.11, na versão NVI, esta escrito: “porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens”. Neste versículo Paulo destaca que a salvação é pela graça, a generosidade de Deus, um favor não merecido e que alcança todas as pessoas. No mesmo sentido, Efésios 2.8 afirma:  Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus”. Portanto, esta acessível ao judeu e a todas as pessoas. 
Observamos que em Tito 2.13, Paulo orienta que através da graça o crente pode viver uma vida de santidade: “ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente. A palavra grega aplicada neste versículo para desejos proibidos é  epithumia -  επιθυμια / ἐπιθυμία.  E ao evidenciar a graça, Paulo encoraja Tito a ensinar que existe uma benção da parte de Deus, que garante, que por meio de sua  graça, o crente terá forças para renunciar as paixões carnais (epithumia) em seu dia a dia. Podemos observar a mesma afirmação em Gálatas 5.16: “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne”.
 Em Tito 2.13 a palavra grega sōtēros – σωτηρος - é empregada ao se referir a Jesus como o salvador: “enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo”. Neste versículo o apóstolo destaca Jesus como o salvador, o único caminho. O próprio Senhor Jesus afirma em João 14.6 "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. Além disso, Tito 2.13 também destaca a divindade de Jesus, denominando Ele como grande Deus (João 1:1). E ainda confirma a promessa da sua segunda vinda, utilizando a frase “enquanto aguardamos...a gloriosa manifestação”. Em 1Tessalonicenses 4:16-17 esta escrito: “Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre”.
No versículo 14 do mesmo capítulo Paulo ainda ensina: “Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras. Fica evidente a orientação de Paulo para que os crentes tivessem uma postura diferenciada, ensinando que Jesus se entregou voluntariamente para que eles tivessem uma nova vida, pois se tratava de um povo separado para Deus. Os valores mundanos de Creta não poderiam ser os valores dos cristãos. Em Atos 26.20 esta escrito: “Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda a Judéia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento”.
A preocupação de Paulo e o desafio de Tito são os mesmos enfrentados pela igreja contemporânea. É necessário as igrejas retornarem as Escrituras, ensinando a graça de Deus e a santidade. Vivemos tempos de analfabetismo bíblico e a maioria das pessoas não sabe que somos salvos por graça. Muitos e muitos acreditam que são salvos por obras, e em contrapartida, outros por não compreenderem a graça, consideram correto viver de qualquer maneira. Que possamos pregar nos púlpitos de nosso país uma palavra profunda, que tenhamos um compromisso com a Palavra de Deus em nossa nação. Sabemos que em breve Ele virá! Paulo pregava, ensinava e exortava, pois tinha consciência que os dias eram curtos e passageiros. Não podemos perder tempo com bobagens e sim devemos gastar nossos dias em proclamar o evangelho de Jesus Cristo.

Por Andrea  Cardozo da Silva 



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BÍBLIA DE ESTUDO DESPERTAR. BARUERI, SP: SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL, 2012. 

BÍBLIA SAGRADA: NOVA VERSÃO INTERNACIONAL. TRADUZIDA PELA COMISSÃO DE TRADUÇÃO DA SOCIEDADE BÍBLICA INTERNACIONAL – SP, 2000.

BÍBLIA DA MULHER: LEITURA, DEVOCIONAL, ESTUDO. 2ª ED. BARUERI, SP: SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL, 2009

BÍBLIA EM GREGO. http://bibliaemgrego.blogspot.com/2010/03/novo-testamento-em-grego.html

Comentários